Introdução a LEGO® MINDSTORMS® Education EV3
Ajuda a desenvolver o pensamento crítico dos alunos e a criatividade em engenharia informática, ciência, tecnologia, programação e matemática. Consiga melhores resultados no processo educativo com os conjuntos LEGO Education MINDSTORMS EV3.
Detalhes da formação:
Disciplina
Ciências, engenharia, programação, computação, 1.º, 2.º e 3.º ciclo secundário e ensino superior.
Público alvo
Professores de ciências, engenharia, programação e computação. Formadores de atividadess de robótica extra-curriculares. Treinadores de FIRST LEGO League.
Duração
6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h)
Custo
Valor por participante: €60 + 23% IVA
As formações serão realizadas nos locais dos nossos parceiros.
Ou
Preço de Grupo: €600 + 23% IVA
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.
Equipamento
1 MINDSTORMS EV3 para cada 2 pessoas (trazer o seu próprio equipamento ou alugar o nosso)
1 computador ou tablet com o software MINDSTORMS EV3 instalado
Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.
Conteúdo do curso
Esta formação prática cobre todos os elementos fundamentais para começar a praticar robótica na sala de aula com o MINDSTORMS EV3, incluindo uma abordagem básica ao hardware usado, software, programa curricular e oportunidades de aprendizagem acrescidas.
Vai aprender a trabalhar em equipa enquanto todos constroem robôs, testam sensores e criam os seus próprios programas seguindo as orientações de um formador.
Agenda (STEM Focus)
LEGO Education System of Learning
Breve introdução
Exercício de aquecimento
Agenda, Objetivos e Expectativas
Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education
A brincar e a aprender desde 1932
A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!
O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio
As nossas MÃOS sabem muito mais do que vocês JULGAM que sabem!
Pato de LEGO: O poder da imaginação!
Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos
O desafio Global da Educação
“Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)
O princípio 20/80
Alunos do século XXI
Os professores do século XXI
Os patos (4C) + Onde está o pato?
Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning
Alcançar o FLUIR na sala de aula
EV3 no currículo de CTEM. Como pode engrandecer o processo educativo?
Introdução ao hardware EV3
O que está na caixa?
EV3 Brick programável.
Motores EV3.
Sensor ultrassónico EV3.
Sensor de cor EV3.
Sensor giroscópico.
Sensor de toque.
Atividade: Robot Boomerang
Objetivos de aprendizagem
Aprendizagem Story driven
Construir a base de condução
Programação On-Brick
Robot Boomerang Desafio 1
Robot Boomerang Desafio 2
Introdução ao software EV3
Instalação do software EV3
EV3 Lobby
O robô como educador
Editor de conteúdo
O painel de comunicação
Registo de dados
Atualização de firmware
Percorrer uma distância
Objetivos de aprendizagem
Desafio 1: Calcular o desempenho do robô
Controlo do motor
O carro autónomo
Objetivos de aprendizagem
Navegação e as ferramentas para navegar
Virar o robô
Construir o sensor em anexo
Conduzir pelo percurso e estacionar o carro
Experimentar várias formas de virar
Sensores
Sensores anexos
Desafios para os sensores
Sensor de toque
Sensor ultra-sónico
Sensor giroscópio
Sensor de cor
Um carro totalmente autónomo
O labirinto
Gestão da sala de aula, truques e dicas
Plano de aula
Partilhe as suas ideias
Quando vai usar o MINDSTORMS EV3 em sala de aula?
Resumo e questões
O que se segue?
Resultados esperados
Aumento do conhecimento sobre o hardware LEGO MINDSTORMS Education EV3, através de aulas práticas onde vai poder construir e mexer nas peças de LEGO, nos sensores e no software.
Perceção do programa curricular e das oportunidades adicionais de aprendizagem, além de receber dicas de como aplicar esse conhecimento na gestão da sala de aula.
Sabe como alcançar objetivos claros de aprendizagem.
Ideias sobre como orientar sessões práticas em clubes de robótica, por exemplo.
Aprende a formar uma equipa da FIRST LEGO League.