Detalhes da formação:

Disciplina

Ciências, engenharia, programação, computação, 1.º, 2.º e 3.º ciclo secundário e ensino superior.


Público alvo

Professores de ciências, engenharia, programação e computação. Formadores de atividadess de robótica extra-curriculares. Treinadores de FIRST LEGO League.


Duração

6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h)


Custo

Valor por participante: €60 + 23% IVA
As formações serão realizadas nos locais dos nossos parceiros.

Ou

Preço de Grupo: €600 + 23% IVA
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.


Equipamento

  • 1 MINDSTORMS EV3 para cada 2 pessoas (trazer o seu próprio equipamento ou alugar o nosso)

  • 1 computador ou tablet com o software MINDSTORMS EV3 instalado

  • Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.


VEJA COMO A LEGO MINDSTORMS EDUCATION EV3 PODE SER USADA EM SALA DE AULA PARA ENSINAR CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA.

Conteúdo do curso

Esta formação prática cobre todos os elementos fundamentais para começar a praticar robótica na sala de aula com o MINDSTORMS EV3, incluindo uma abordagem básica ao hardware usado, software, programa curricular e oportunidades de aprendizagem acrescidas.

Vai aprender a trabalhar em equipa enquanto todos constroem robôs, testam sensores e criam os seus próprios programas seguindo as orientações de um formador.

Agenda (STEM Focus)

LEGO Education System of Learning

  • Breve introdução

  • Exercício de aquecimento

  • Agenda, Objetivos e Expectativas

  • Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education

    • A brincar e a aprender desde 1932

    • A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!

    • O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio

  • As nossas MÃOS sabem muito mais do que vocês JULGAM que sabem!

  • Pato de LEGO: O poder da imaginação!

  • Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos

  • O desafio Global da Educação

  • “Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)

  • O princípio 20/80

  • Alunos do século XXI

  • Os professores do século XXI

  • Os patos (4C) + Onde está o pato?

  • Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning

  • Alcançar o FLUIR na sala de aula

EV3 no currículo de CTEM. Como pode engrandecer o processo educativo?

  • Introdução ao hardware EV3

    • O que está na caixa?

    • EV3 Brick programável.

    • Motores EV3.

    • Sensor ultrassónico EV3.

    • Sensor de cor EV3.

    • Sensor giroscópico.

    • Sensor de toque.

  • Atividade: Robot Boomerang

    • Objetivos de aprendizagem

    • Aprendizagem Story driven

    • Construir a base de condução

    • Programação On-Brick

    • Robot Boomerang Desafio 1

    • Robot Boomerang Desafio 2

  • Introdução ao software EV3

    • Instalação do software EV3

    • EV3 Lobby

    • O robô como educador

    • Editor de conteúdo

    • O painel de comunicação

    • Registo de dados

    • Atualização de firmware

  • Percorrer uma distância

    • Objetivos de aprendizagem

    • Desafio 1: Calcular o desempenho do robô

    • Controlo do motor

  • O carro autónomo

    • Objetivos de aprendizagem

    • Navegação e as ferramentas para navegar

    • Virar o robô

    • Construir o sensor em anexo

    • Conduzir pelo percurso e estacionar o carro

    • Experimentar várias formas de virar

  • Sensores

    • Sensores anexos

    • Desafios para os sensores

    • Sensor de toque

    • Sensor ultra-sónico

    • Sensor giroscópio

    • Sensor de cor

  • Um carro totalmente autónomo

    • O labirinto

  • Gestão da sala de aula, truques e dicas

  • Plano de aula

  • Partilhe as suas ideias

  • Quando vai usar o MINDSTORMS EV3 em sala de aula?

  • Resumo e questões

  • O que se segue?


Resultados esperados

  • Aumento do conhecimento sobre o hardware LEGO MINDSTORMS Education EV3, através de aulas práticas onde vai poder construir e mexer nas peças de LEGO, nos sensores e no software.

  • Perceção do programa curricular e das oportunidades adicionais de aprendizagem, além de receber dicas de como aplicar esse conhecimento na gestão da sala de aula.

  • Sabe como alcançar objetivos claros de aprendizagem.

  • Ideias sobre como orientar sessões práticas em clubes de robótica, por exemplo.

  • Aprende a formar uma equipa da FIRST LEGO League.