Ciência, Robótica e Programação com LEGO Education WeDo 2.0 -Intro
WeDo 2.0 ajuda os alunos a ganharem confiança, incentivando-os a fazer perguntas, definir problemas e chegar às suas próprias soluções. Com base em projetos científicos do mundo real, incluindo engenharia, tecnologia, programação e computação, os alunos podem experimentar a ciência no mundo real.
Detalhes da formação:
Disciplina
Ciência, engenharia, programação, computação, 1.º ciclo
Público alvo
Professores de ciência, engenharia, programação e computação e outros profissionais com interesse neste tipo de ferramentas educacionais
Duração
6 horas (10h - 13h | Almoço | 15h-18h),
Em caso ser online, poderá ser realizado em três dias durante duas horas cada.
Custo
Valor por participante: €60 + 23% IVA
As formações serão realizadas nos locais dos nossos parceiros ou online.
Ou
Preço de Grupo: €600 + 23% IVA
Acrescem despesas de deslocação e estadia quando necessário.
Máximo de 12 pessoas.
Equipamento
1 WeDo 2.0 por cada 2 pessoas (trazer equipamento próprio ou alugar o nosso)
1 computador ou tablet com o software WeDO 2.0 instalado. (É necessário Bluetooth 4.1).
Por favor, tragam os vossos tablets, laptops e smartphones.
Conteúdo do curso
Juntos, participaremos em várias atividades interessantes enquanto descobrimos como o LEGO Education WeDo 2.0 torna a ciência, engenharia, programação e construção de robôs fascinante para os alunos.
Também vamos aprender sobre planeamento de aulas, garantindo que a WeDo 2.0 se encaixa no seu currículo. No final da formação, estará totalmente preparado para praticar ciência, engenharia e programação, uma experiência inspiradora e envolvente para todos os alunos na sala de aula.
Agenda
Breve introdução
Exercício de aquecimento
Agenda, Objetivos e Expectativas
Introdução ao LEGO® Group & LEGO® Education
A brincar e a aprender desde 1932
A nossa missão: Inspirar e desenvolver os construtores de amanhã!
O sistema educativo da LEGO® Equipamento - Currículo - Formação - Apoio
As nossas MÃOS sabem muito mais do que nós JULGAMOS que sabemos!
Pato de LEGO: O poder da imaginação!
Vivemos tempos de mudança: A imaginação é o que nos torna humanos
O desafio Global da Educação
“Método de ensino aberto!” (2+2 vs 4?)
O princípio 20/80
Alunos do século XXI
Os professores do século XXI
Os patos (4C) + Onde está o pato?
Os 4 “C” da Aprendizagem: Um dos Principais Conceitos da LEGO Education System of Learning
Alcançar o FLUIR (FLOW) na sala de aula
Introdução a LEGO® Education WeDo 2.0: Ciência Engenharia Robótica Programação
Bases do WeDo 2.0
Base 1 Progressão do projeto
Base 2 Categorias de projetos
Base 3 Tipo de projeto e valor curricular
WeDo 2.0 Componentes principais do sistema de aprendizagem + Conjunto Básico
Terminologia das peças de LEGO
WeDo 2.0 Pack Curricular + Software
Projeto de iniciação
Parte A Milo, o Rover da Ciência
Parte B O sensor de movimento do Milo
Parte C O sensor de inclinação do Milo
Parte D Colaboração
Relevância Curricular
Tecnologia e programação
Oito Projetos Guiados: Processo: Explorar – Criar – Partilhar
Guia do professor
Avaliação com WeDo 2.0
Avaliação por Professor: Tabela de registos diversos
Avaliação por Professor: Tabela de rubricas de observação
Avaliação Alunos: Tabela de auto-avaliação
Avaliação Alunos: Páginas de documentação
Oito Projetos abertos
Processos: Explore, Crie e Partilhe
Construir/Partilhe um Projeto Predador e Presa
WeDo 2.0 Toolbox
Gestão da sala de aula, truques e dicas (com WeDo 2.0)
Guia do aluno
WeDo 2.0 faz a Ciência ganhar vida
Plano de aula
Partilhe as suas ideias
Quando vai usar o WeDo 2.0 em sala de aula?
Resumo e questões
O que se segue?
Resultados esperados
Aumenta o seu conhecimento sobre WeDo 2.0 e descobre como explorá-lo na sala de aula.
Experimenta uma variedade de projetos diferentes.
Aprende a trabalhar com o software e ganha experiência.
Desenvolve técnicas eficazes para aplicar o WeDo 2.0 na sala de aula, incluindo o planeamento de aulas e gestão da sala de aula.
Compreende como o WeDo 2.0 funciona em paralelo com o currículo nacional.
Encara a programação e construção como grandes motivadores no ensino de temas de ciências gerais.